top of page

Os 3 desafios da educação ambiental


João Vitor (meu filho com 5 anos) numa atividade de educação ambiental (Projeto Horta Suspensa com Garrafas PET)
João Vitor (meu filho) numa atividade de educação ambiental (Projeto Horta Suspensa com Garrafas PET, 2018)

Conceito de Educação Ambiental

Ao longo da minha vida profissional, eu venho compartilhando o que tenho aprendido e experimentado como consultor e gerente de projetos em meio ambiente. Seja através de palestras, cursos ou até mesmo no trabalho com os meus colegas e clientes.

Dessa vez, quero compartilhar o conceito de educação ambiental que tenho adotado em todos os meus projetos de desenvolvimento sustentável. Um conceito desafiador porque abrange pelo menos três grandes desafios.

Podemos definir a educação ambiental como um processo voltado para a gestão do meio ambiente e que busca desenvolver nas pessoas as competências individuais e coletivas necessárias à construção de sociedades sustentáveis no presente e para o futuro. Essas competências são desdobradas em três aspectos: conhecimentos, habilidades e atitudes. O famoso CHA.

 

Conhecimentos, habilidades e atitudes

Esse conceito tem sido muito útil para termos uma educação ambiental voltada para mudanças organizacionais e comportamentais. Primeiro, porque trabalha de forma clara o aspecto sistêmico da educação ambiental, vista como um sistema composto por múltiplos processos interconectados. Segundo, porque permite a identificação das competências humanas que precisam ser desenvolvidas para a resolução de problemas ambientais.

É no aspecto do desenvolvimento de competências humanas que a educação ambiental encontra seus maiores desafios, pois deve buscar transformações comportamentais nas pessoas, para que essas mudanças repercutam positivamente sobre o meio ambiente como um todo.

Tudo isso implica, não só na criação ou fornecimento de conhecimentos, mas sobretudo, envolve o desenvolvimento de habilidades pessoais e o cultivo de atitudes ambientalmente adequadas, que passa necessariamente pela modificação de hábitos e paradigmas num nível mais profundo de transformação individual e social.

Tomemos como exemplo a seguinte situação: Você sabe que é importante fazermos a coleta seletiva de lixo em casa (adquiriu o conhecimento na escola, na TV ou em um curso que fez); aprendeu a como fazer a coleta seletiva, quais objetos utilizar e quais processos seguir (sabe fazer), porém, não desenvolveu a atitude pessoal (o querer fazer) e nem ver na coletividade o interesse para implantar e manter com sucesso tal iniciativa com consistência e persistência.

Observe que é no aspecto das atitudes individuais e coletivas que a educação ambiental irá passar pelo seu teste de fogo, pois mudanças de hábitos são processos que geralmente operam de forma lenta e que envolvem, não raramente, a reprogramação da forma como percebemos, pensamos e repensamos o nosso meio ambiente.

Como vocês perceberam, não basta saber e ser capaz de fazer. É preciso também ter atitude para querer aplicar o conhecimento adquirido. Aí reside o grande e último desafio de qualquer processo educativo, especialmente quando falamos de educação ambiental.

Resumindo: a educação ambiental é um processo (ou grupos de processos interconectados) onde há determinados insumos, métodos e ferramentas a serem seguidos, e a definição prévia de resultados a serem alcançados dentro de um tempo delimitado. Em geral, o resultado que se pretende alcançar com a educação ambiental é a mudança de hábitos das pessoas, produzindo nelas uma atitude mais favorável ao desenvolvimento de sociedades sustentáveis, e não apenas o mero repassar de conhecimentos e saberes ambientais. Vista como um processo voltado para o alcance de resultados pré-definidos, a educação ambiental deve ser bem planejada com base em indicativos metodológicos coerentes com uma abordagem fincada no compromisso de transformação da realidade.

 

A educação ambiental é uma das especialidades da Souza Barros Consultoria

Se você quer realizar projetos de educação ambiental voltados para mudanças organizacionais e comportamentais e que buscam desenvolver nas pessoas os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento sustentável de sua organização, eu posso te ajudar.

O primeiro passo a ser feito é a definição do problema ambiental a ser solucionado e das competências necessárias à sua resolução. E tudo isso fazemos dentro de uma metodologia própria e bem estruturada nos indicativos metodológicos da educação ambiental.

Você já pode ter em mãos esse primeiro passo para seu projeto de educação ambiental e de forma gratuita. É só marcar uma conversa comigo no link logo abaixo.

Espero você tenha gostado do artigo.

Dê seu like, comenta e compartilha! Faça um blogueiro feliz!

Com carinho,

Dr. André Barros

 

André Barros é Biólogo (UFRPE), Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental (MBA/UPE), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPE) e Doutor em Gestão dos Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com sanduíche na Alemanha (ONU/UNCCD). Casado com a linda Karla Silveira, com quem tem um filho maravilhoso, o João Vitor (2013). Mora em Jaboatão dos Guararapes e trabalha como Diretor Administrativo, Consultor Ambiental e Gerente de Projetos na Souza Barros Consultoria em Sustentabilidade desde 2008 com foco em três áreas: 1) Gerenciamento de projetos de desenvolvimento sustentável (educação ambiental e responsabilidade social, produção mais limpa, gerenciamento de resíduos, energias renováveis e planejamento estratégico voltado para a sustentabilidade); 2) Estudos e pesquisas socioambientais; 3) Treinamento, cursos e mentoria em consultoria ambiental. É membro da Environmental Evaluators Network (Rede de Avaliadores Ambientais), da American Evaluation Association e do Project Management Institute®, possuindo Certificação Internacional PMP®.

18 visualizações0 comentário
bottom of page