top of page

6 coisas que atrapalham o licenciamento ambiental e que você precisa evitar.



Certa vez, ajudei uma empresa que estava há mais de 12 meses com uma licença ambiental parada no órgão ambiental.


A empresa deixou de ganhar muito dinheiro devido a essa perda de tempo. Desatar esse nó foi um dos maiores desafios que enfrentei junto com o cliente, mas que nos rendeu preciosas lições.


Pelo menos aprendi que existem seis coisas que atrapalham o licenciamento ambiental e que você deve ter muito cuidado com elas para não perder tempo e dinheiro. Então vamos lá:


1. Desconhecimento do Escopo. Saber o passo a passo do que deve ser feito para obtenção da licença ambiental é ter em mãos um mapa do tesouro. Isso evita que você percorra caminhos errados e te ajuda a seguir a trilha correta do licenciamento.


2. Prazos do licenciamento em descompasso com o cronograma da obra. Você precisa ter um cronograma inteligente e bem estruturado, que alinhe os prazos das licenças (algumas com 90 dias!) com o timing das obras, além de follow-up bem próximo ao analista do órgão ambiental para não deixar que ele durma no ponto.


3. Descontrole de gastos. Licenciamento tem custos e o gasto de dinheiro não se dá apenas com as taxas. Você vai ter que contratar profissionais e serviços para cumprir as exigências da licença ambiental. Diante dessa necessidade, você precisa ter orçamentos plausíveis que mostram previamente tudo o que será necessário gastar no licenciamento.


4. Não ter um plano de resposta de riscos. Ajudei um cliente que teve seu licenciamento parado no pit stop só porque a comunidade do entorno se sentiu ameaçada com possíveis impactos ambientais. Faltou elaborar um plano de resposta de riscos. Você precisa identificar possíveis situações que podem atrapalhar o processo de licenciamento como um todo e ter pelo menos uma resposta para cada uma delas.


5. Não ter um plano de qualidade. Uma documentação ou estudo fora dos padrões exigidos pode colocar tudo a perder (tempo é dinheiro). Identificar requisitos e definir a priori os padrões de qualidade para os produtos e serviços do licenciamento evitam retrabalhos e perda de tempo.


6. Não saber quais recursos serão de fato necessários para o licenciamento da obra. Sem um checklist de todo os recursos (humano, material, documental e financeiro) necessários para tocar o licenciamento, você fica totalmente desnorteado e emocionalmente desgastado para colocar tudo em ordem.


E aí, o que você achou desses problemas? Faz sentido para você?


Tudo isso é superado através de uma boa gestão do licenciamento ambiental.


Como gerente de projetos com Certificação PMP®, eu e minha equipe ajudamos pessoas como você a conduzirem os licenciamentos de suas empresas de forma tranquila e segura.


Imagine que você já pode ter o passo a passo de seu licenciamento ambiental bem definido e de forma gratuita. Isso mesmo! It's free! Basta você marcar uma conversa comigo no link logo abaixo.



Espero você no próximo artigo.


Dê seu like, comenta e compartilha! Faça um blogueiro feliz!


Com carinho,


Dr. André Barros

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page