
Conceito de Educação Ambiental
Ao longo da minha vida profissional, eu venho compartilhando o que tenho aprendido e experimentado como consultor e gerente de projetos em meio ambiente. Seja através de palestras, cursos ou até mesmo no trabalho com os meus colegas e clientes.
Dessa vez, quero compartilhar o conceito de educação ambiental que tenho adotado em todos os meus projetos de desenvolvimento sustentável. Um conceito desafiador porque abrange pelo menos três grandes desafios.
Podemos definir a educação ambiental como um processo voltado para a gestão do meio ambiente e que busca desenvolver nas pessoas as competências individuais e coletivas necessárias à construção de sociedades sustentáveis no presente e para o futuro. Essas competências são desdobradas em três aspectos: conhecimentos, habilidades e atitudes. O famoso CHA.
Conhecimentos, habilidades e atitudes
Esse conceito tem sido muito útil para termos uma educação ambiental voltada para mudanças organizacionais e comportamentais. Primeiro, porque trabalha de forma clara o aspecto sistêmico da educação ambiental, vista como um sistema composto por múltiplos processos interconectados. Segundo, porque permite a identificação das competências humanas que precisam ser desenvolvidas para a resolução de problemas ambientais.
É no aspecto do desenvolvimento de competências humanas que a educação ambiental encontra seus maiores desafios, pois deve buscar transformações comportamentais nas pessoas, para que essas mudanças repercutam positivamente sobre o meio ambiente como um todo.
Tudo isso implica, não só na criação ou fornecimento de conhecimentos, mas sobretudo, envolve o desenvolvimento de habilidades pessoais e o cultivo de atitudes ambientalmente adequadas, que passa necessariamente pela modificação de hábitos e paradigmas num nível mais profundo de transformação individual e social.
Tomemos como exemplo a seguinte situação: Você sabe que é importante fazermos a coleta seletiva de lixo em casa (adquiriu o conhecimento na escola, na TV ou em um curso que fez); aprendeu a como fazer a coleta seletiva, quais objetos utilizar e quais processos seguir (sabe fazer), porém, não desenvolveu a atitude pessoal (o querer fazer) e nem ver na coletividade o interesse para implantar e manter com sucesso tal iniciativa com consistência e persistência.
Observe que é no aspecto das atitudes individuais e coletivas que a educação ambiental irá passar pelo seu teste de fogo, pois mudanças de hábitos são processos que geralmente operam de forma lenta e que envolvem, não raramente, a reprogramação da forma como percebemos, pensamos e repensamos o nosso meio ambiente.
Como vocês perceberam, não basta saber e ser capaz de fazer. É preciso também ter atitude para querer aplicar o conhecimento adquirido. Aí reside o grande e último desafio de qualquer processo educativo, especialmente quando falamos de educação ambiental.
Resumindo: a educação ambiental é um processo (ou grupos de processos interconectados) onde há determinados insumos, métodos e ferramentas a serem seguidos, e a definição prévia de resultados a serem alcançados dentro de um tempo delimitado. Em geral, o resultado que se pretende alcançar com a educação ambiental é a mudança de hábitos das pessoas, produzindo nelas uma atitude mais favorável ao desenvolvimento de sociedades sustentáveis, e não apenas o mero repassar de conhecimentos e saberes ambientais. Vista como um processo voltado para o alcance de resultados pré-definidos, a educação ambiental deve ser bem planejada com base em indicativos metodológicos coerentes com uma abordagem fincada no compromisso de transformação da realidade.
A educação ambiental é uma das especialidades da Souza Barros Consultoria
Se você quer realizar projetos de educação ambiental voltados para mudanças organizacionais e comportamentais e que buscam desenvolver nas pessoas os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento sustentável de sua organização, eu posso te ajudar.
O primeiro passo a ser feito é a definição do problema ambiental a ser solucionado e das competências necessárias à sua resolução. E tudo isso fazemos dentro de uma metodologia própria e bem estruturada nos indicativos metodológicos da educação ambiental.
Você já pode ter em mãos esse primeiro passo para seu projeto de educação ambiental e de forma gratuita. É só marcar uma conversa comigo no link logo abaixo.
Espero você tenha gostado do artigo.
Dê seu like, comenta e compartilha! Faça um blogueiro feliz!
Com carinho,
Dr. André Barros
André Barros é Biólogo (UFRPE), Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental (MBA/UPE), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPE) e Doutor em Gestão dos Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com sanduíche na Alemanha (ONU/UNCCD). Casado com a linda Karla Silveira, com quem tem um filho maravilhoso, o João Vitor (2013). Mora em Jaboatão dos Guararapes e trabalha como Diretor Administrativo, Consultor Ambiental e Gerente de Projetos na Souza Barros Consultoria em Sustentabilidade desde 2008 com foco em três áreas: 1) Gerenciamento de projetos de desenvolvimento sustentável (educação ambiental e responsabilidade social, produção mais limpa, gerenciamento de resíduos, energias renováveis e planejamento estratégico voltado para a sustentabilidade); 2) Estudos e pesquisas socioambientais; 3) Treinamento, cursos e mentoria em consultoria ambiental. É membro da Environmental Evaluators Network (Rede de Avaliadores Ambientais), da American Evaluation Association e do Project Management Institute®, possuindo Certificação Internacional PMP®.
Comments